Muito se questiona em relação aos pontos que devem ser considerados na escolha do equipamento ideal para suprir a necessidade de um vapor de qualidade para o processo industrial. Nesse caso, a  Icaterm com seus mais de 18 anos de mercado, também questiona: Gerador de Vapor Instantâneo versus Caldeira Tradicional, qual a diferença?

Nesse artigo iremos destacar os pontos importantes entre as reais diferenças entre um equipamento e o outro de forma que não se tenha um melhor, mas sim, um mais adequado à sua necessidade, que te trará o melhor resultado em relação ao custo beneficio da sua operação.

 

Conheça abaixo algumas das principais diferenças entre o Gerador de Vapor Instantâneo (serpentinas) e a Caldeira Tradicional (vasos de pressão).

Descritivo Gerador de Vapor Instantâneo Caldeira Tradicional
CASA de CALDEIRA Obrigatória NÃO SIM
Espaço Ocupado (ex. para geração de 1.000 kg/h) 2,5 m² 8,0 m²
Tempo para produzir vapor na pressão desejada 5 a 10 minutos 45 a 75 minutos
Peso aprox. em kg (ex. para geração de 1.000 kg/h) 1.500 4.000
Perdas por radiação 0,75 % 1,5 a 3 %
Perda por purga 4 % Até 20 %
Vaso de Pressão NÃO SIM
Sistema de absorção de calor (ECONOMIA de COMBUSTÍVEL) 3% maior em relação à  caldeira tradicional!
Flexibilidade operacional (mudanças de layout) SIM NÃO
Problemas com choques térmicos NÃO SIM
Facilidade de transporte SIM NÃO
REDUÇÃO de PREMIOS de SEGUROS SIM NÃO
ARRASTE de CONDENSADO NÃO SIM
Melhor qualidade de vapor SIM NÃO
FACILIDADE de OPERAÇÃO (não tem descarga de fundo) TOTAL PARCIAL
Flexibilidade Operacional (permite desligamentos durante
períodos curtos de inatividade)
SIM NÃO
Posicionamento em qualquer ponto do estabelecimento SIM NÃO

 

Agora iremos destacar os diferenças técnicos da linha de Geradores de Vapor Instatâneo ICA-GVI da Icaterm, relacionando este aos demais modelos de geradores de vapor do mercado nacional. Confira!

Descritivo ICA-GVI Outros modelos
Queimador utilizado MONOBLOCO de altíssima eficiência, manutenção fácil independe de peças do fabricante do gerador por ser de fabricação de terceiros, especialistas em queimadores. COM CERTIFICAÇÃO! DUOBLOCO, normalmente de fabricação própria do fabricante, de baixa eficiência de combustão portanto maior custo operacional! SEM CERTIFICAÇÃO!
Atendimento à NBR 12.313 SIM Nem sempre!
Exclusividade na manutenção e dependência do fabricante NÃO SIM
Sistema de Monitoramento de Combustão Programadores de Chama de acordo com NBR 12.313. COM CERTIFICAÇÃO! Temporizadores e reles FORA da NORMA NBR 12.313, com risco à operação. SEM CERTIFICAÇÃO!
Interferência manual do operador no sistema de monitoramento de combustão NÃO SIM
Atendimento às companhias de seguros quanto ao risco SIM NÃO
Tipo de Bomba de Água usada Modelo tipo pistão de deslocamento positivo, preparada para trabalhar muito bem com temperaturas superiores a 65° C. Modelo de Diafragma, pouco resistente às temperaturas altas, com constantes vazamentos, constantes reparos portanto constantes paradas operacionais!
Nível de Ruído (menor que 85 dB) De acordo com Legislação. ALTÍSSIMO
Controle de entrada de água e controle de temperatura! (importante para a durabilidade do sistema) Fluxostato na entrada de água da caldeira e controle de temperatura da água que circula na serpentina. Em caso de superaquecimento o sistema sinaliza com um alarme e desliga para preservar integridade da serpentina. Sistema de chave de fim de curso que detecta a “dilatação” da serpentina em caso de superaquecimento. Falta de precisão ou segurança, o que provoca constantes trocas da serpentina.

 

Para chamar sua atenção a algumas informações complementares relevantes, destacamos mais alguns pontos na comparação entre o Geradores de Vapor Instatâneo ICA-GVI da Icaterm e o Gerador de Vapor tradicional, mais conhecidos do mercado nacional. Confira!

 

Estas informações complementares são pertinentes para avaliar minuciosamente todos os aspectos relevantes da análise do equipamento ideal para o seu processo industrial.
Nós da Icaterm nos preocupamos e nos colocamos à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida que seja levantada em relação a estes tipos de equipamentos, de forma que seja feita a melhor escolha para a sua operação!